Vinil em números

Que o vinil voltou pra ficar (pelo menos por um bom tempo) já não é novidade tanto para quem compra quanto para quem vende. E, apesar, das vendas ainda estarem longe de alcançar o streaming, pela primeira vez em quase 30 anos a venda de discos de vinil superou a venda de CDs.

Como não temos esses dados no Brasil, vamos com o Reino Unido e os Estados Unidos. Segundo a Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA), enquanto em 2019 foram vendidos cerda de 18.8 milhões de álbuns nos EUA, em 2020 foram mais de 27.5 milhões, responsáveis por cerca de 27% das vendas totais de álbuns nesse país. Com tendência de crescimento ainda maior para 2021.

Gráfico por: Statista

Com números um pouco menos expressivos, mas também superando a venda de CDs em 2020, o Reino Unido registrou aumento de 10% nas vendas no último ano em relação a 2019, alcançando quase 5 milhões de álbuns vendidos, 18% do total de vendas, segundo dados da Indústria Fonográfica Britânica (BPI). Na mesa direção, de acordo com a BPI, a venda de fitas k7 praticamente dobrou em 2020.

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Um dos motivos para tal crescimento, segundo a Forbes, é a fidelidade dos consumidores de discos de vinil tanto em relação à própria mídia quanto em relação às lojas independentes, que receberam um apoio extra de seus clientes durante o primeiro ano de pandemia. Especialmente devido ao Dia da Loja de Disco (Record Store Day), um evento organizado nacionalmente naqueles países, o qual, ao invés dos dois eventos anuais de sempre (um em abril e um em novembro), foi dividido em quatro partes ao longo do ano. Além disso, o Reino Unido ainda contou com outras campanhas nacionais como o LoveRecordStores e o National Album Day, que auxiliaram no aumento de vendas.

Porém, o mundo digital continua na liderança. Mesmo com a receita de downloads ter caído 18% (e a tendência é continuar caindo), o streaming não para de aumentar, se solidificando como a galinha dos ovos de ouro das grandes gravadoras, gerando em torno de U$D10.1 bilhões em 2020, responsável por 83% da receita total da indústria.